Tuesday, June 9, 2009

Trânsito

Essa já é nossa terceira semana nessa terra e tem coisas com as quais ainda não acostumamos... o trânsito é uma delas... Pra quem não sabe, aqui se dirige do lado contrário (como os ingleses). Quer dizer, contrário para nós, para eles deve ser normal né...
Mas é MUITO estranho mesmo ver os carros dirigindo de um jeito que para nós seria "na contra-mão". Nas primeiras vezes em que fomos atravessar a rua, não sabíamos nem pra qual lado olhar! Algumas vezes olhamos para o lado errado e, por sorte, o outro viu que tinha algum carro vindo e disse "pára!". Ainda bem!!! Depois dessas, na dúvida, sempre olhamos para os dois lados agora, pra garantir, hehehe!
Imaginem dirigir nessa terra... Eu já disse que prefiro andar de ônibus, pois só iria fazer barbeiragens nesse trânsito esquisito aqui!!!
Outra coisa que achei interessante são as sinaleiras para pedestres, pois elas tem sinal sonoro tambem. Interessante né? Se vc quer atravessar a rua onde tem uma sinaleira, tem que apertar um botão (assim como na maioria das sinaleiras do Brasil) e começa a tocar um sinal tipo bip (um segundo de intervalo) bip... quando o sinal abre e fica verde toca um sinalzinho diferente tipo bipbipbipbip (sem intervalo entre os bips, bem rapidinho). Assim as pessoas que não enxergam tambem podem atravessar com segurança. Alias, acessibilidade é palavra de ordem por aqui (pelo menos nas ruas). Todas calçadas tem rampas de acesso, alguns prédios públicos tem escadas na frente, mas possuem também outro acesso com rampas.
Os onibus também tem umas tecnologias diferentes. Quando tem uma pessoa mais velhinha ou alguem com malas grandes esperando o onibus, o motorista aperta um botão e o onibus inteiro fica "mais baixo" para as pessoas entrarem no onibus com mais facilidade. Depois disso, o onibus "sobe" de novo e volta ao nível normal. (Se fosse no Brasil, o motorista ia querer andar com o onibus "rebaixado" o tempo todo pra fazer mala, hehehehe!!!)
Outra coisa interessante é que o trânsito aqui é bem calminho... Ninguem dirige rápido, tanto os carros, como ônibus e motos, todo mundo anda bem devagar (principalmente comparando com Blumenau, onde o trânsito é bem doido!). Aqui na nossa rua onde moramos agora tem que ficar mais ligado porque é bem movimentada e os carros andam mais rapidinho, mas no centro é super tranquilo! Inclusive, muitas pessoas nem respeitam as sinaleiras de pedestres e "se enfiam" na frente dos carros, e eles esperam... (Ah, se em Blumenau vc faz isso, coitado!) Aqui todo mundo dirige bem calminho, devagar, parando o tempo todo... Mas também demoram para chegar. Quando estávamos morando em Dublin 9, andavamos uns 7 ou 8 km de busão até chegar na nossa escola. De manhã, fazíamos esse trajeto em uns 25 ou 30 minutos (o que eu já achava muito tempo) e a tardezinha, pegávamos o onibus as 17:30 e só chegávamos em casa as 18:30!!! Isso porque o busão pára o tempo todo, o trânsto é lento, no final do dia tem congestionamento, etc...
Esse é o trânsito de Dublin, calminho e seguro.

No comments:

Post a Comment