Tuesday, June 16, 2009

Curiosidades... Supermercado

Como já comentei em outro post, tem algumas coisas que são meio "estranhas" para nós aqui. As idas ao supermecado, por exemplo...
Bom, a princípio o supermercado é igual, tem quase os mesmos produtos, com alguma variação de preço, obviamente. Carne é super caro por aqui, frutas e verdudas também tem os preços meio salgadinhos, sempre procuramos comprar o que está na promoção... Já massas, pão, bolchas, iogurte,arroz, (enfim, as coisas de todo dia) tem os preços bem dentro da realidade.
Mas a diferença vem na hora de pagar a conta e ir embora... Se vc quiser embalar suas compras na famosas sacolinhas plásticas (aquelas que no Brasil eles geralmente te dão até mais do que vc precisa), vc terá que pagar por elas. Isso mesmo! Cada sacolinha plástica custa 0,22 (é, 22 centavos de Euro, o equivalente a quase 70 centavos de Real!) E isso força as pessoas a fazerem o que? Cada um vai para o supermercado com a sua sacola retornável e coloca suas comprinhas dentro. Alguns até compram sacolinha, mas confesso que é bem difícil. Todo mundo já vai preparado mesmo. Nós geralmente vamos de mochila, fica mais prático para carregar.
Acho isso ótimo e deveria ser praticado em todo o mundo! Não sei o número ao certo, mas já ouvi dizer que toneladas do lixo do Brasil são essas malditas sacolinhas plásticas!
Outra diferença: aqui não temos carro, por enquanto fazemos tudo a pé, pois moramos perto da escola e perto do centro. Claro que também vamos ao supermercado a pé, pois é pertinho. Temos que colocar as compras na mochila e depois carregar até em casa. Ou seja, pra não dar tanta carga, vamos frequentemente ao supermercado, pois, se deixarmos pra comprar tudo de uma vez, fica muito difícil de carregar.
Outra coisa que acontece: vc só vai ao mercado se saiu de casa preparado para isso, ou seja, se levou sua super sacola ou mochila junto! No Brasil acontecia assim: vc está andando na rua e pensa "Ah, aproveitando que estou na rua, vou passar no mercado e comprar umas coisinhas", e leva suas sacolinhas com seus produtos. Aqui a gente as vezes fala assim "Ah, já que estamos na rua podíamos passar no mercado... Ah, não trouxemos sacola nem mochila, deixa pra depois..."
Vivendo e aprendendo, ou melhor, se adaptando, hehehe!!!

1 comment:

  1. Meu quem tem q ler isso é os clientes do supermercado pão de açucar, q paresce q eles amam sacolinhas eles compram meia duzia de pães e ainda pede pro empacotador reforçar a sacola, uma pessoa dessa tem q ser muuuuuiiiittoooo burra , sabendo o q as sacolinhas causa no meio ambiente. vlw é verdade.

    ReplyDelete