Sunday, September 27, 2009

Oktoberfest München!!!

Loucura, loucura, loucura!!! Este fim de semana será para sempre inesquecível de tão maravilhoso e especial! Fomos para München, Alemanha curtir a Oktoberfest original!!!! Ainda estou na empolgação, então esse post vai ficar imenso de tanta coisa que eu quero contar pra vcs!

Vamos começar pelo começo né! Nosso vôo era até Memmingen, uma cidade pequena, distante uns 100 km de München (época de Oktober, tudo fica extremamente caro por lá, as passagens para lá estavam uma fortuna!). Resolvemos voar até Memmingen e pegar o trem para München. E não me arrependo da nossa decisão, pois assim tivemos a oportunidade de conhecer essa cidadezinha encantadora chamada Memmingen. Gente, é a coisa mais fofa aquela cidade! Pequeninha e super acolhedora, as casas bonitinhas com os jardins bem cuidados, as pessoas que trabalham no comércio local super simpáticas sempre querendo ajudar, uma delícia! Juro que fiquei com vontade de morar lá (tudo bem, talvez depois de algumas semanas e ia morrer de tédio, mas que é linda, isso é!)


Além de visitar Memmingen, viajando de trem até München tivemos a oportunidade de ver um pouco das paisagens do interior da Alemanha. Muitas plantações, casas bem grandes e lindas cercadas por terrenos enormes, sempre bem cuidadas e com jardins arrumadinhos, uma belezura! Ficamos a viagem inteira olhando para fora e fazendo comparações. Desde que chegamos aqui, foi o lugar que mais me lembrou de casa, o tempo todo! Porque será??? De verdade, dá pra ver que o sul foi colonizado por essa gente, a arquitetura, as pessoas e até as paisagens sãon parecidas! Em alguns momentos eu tinha a impressão de que o nosso trem estava passando pelo Taboão ou pela Bela Aliança!

Chegando em München pegamos um ônibus que faz o city tour. Tiramos muitas fotos e conhecemos as partes mais turísticas da cidade. Assim como em Memmingen, ficamos encantados com a beleza e com a harmonia do lugar. Apesar de ser uma cidade grande, München é toda bonitinha, cheia de flores, os bares sempre tem mesas na rua, com aqueles guarda-sóis gigantes, o que eu acho que dá um ar de tranquilidade, aconchego, não parece que as pessoas vivem naquela correria da cidade grande. Claro, temos que considerar que estivemos lá em plena Oktoberfest, imagino que seja a época mais feliz do ano na cidade. De qualquer forma adoramos München! Depois do city tour fomos tomar um choppinho em um bar bem simpático e acabamos aproveitando para saborear uma comidinha típica também. Pedimos salsicha com chucrute e salada, muuuuito gostoso! E a cerveja, bem, não preciso nem dizer, estava DELICIOSA!!!


E sábado foi o grande dia! Dia de curtir a Oktoberfest!!! Fomos para o local da festa por volta das 11 da manhã (é, aqui o negócio começa cedo!!!). Algumas semanas antes lemos no site da festa que só pode comprar bebida quem está dentro dos pavilhões, sentado. É possível reservar antecipadamente o seu "assento" dentro de algum pavilhão. Acontece que, esta reserva custa em torno de 25 euros e tem que ser feita com muuuita antecedência. Quando compramos nossas passagens e começamos a programar a viagem já não era mais possível reservar lugar. Mas tudo bem, lá no site dizia que, sem reserva, bastava chegar cedo na festa (eles sugerem antes do meio dia) e arrumar lugar em um dos pavilhões. Por isso fomos cedo!


Chegando lá, primeiro ficamos maravilhados com o tamanho da estrutura. A área do festival é simplesmente GIGANTE!!! É uma festa popular mesmo (começando pelo fato de que a entrada é gratuíta), com opções para todo mundo! Tem parques de diversões com muitos, muitos, muitos brinquedos diferentes, tem barraquinhas vendendo lembranças, brinquedinhos e bugigangas em geral, além das deliciosas comidinhas!!! Vários tipos de salsichas, sanduíches de roll mops, muito pretzel, e uns doces que só de olhar dava água na boca: tortas, sonhos, bolos, strüdel, docinhos pequenos de vários tipos, nossa!!! Minha vontade era comer tudo o que eu via! Acabamos comendo o tradicional cachorro quente (no qual a salsicha era muuuuuito maior que o pão), depois provei um sonho, uma tortinha e uva do amor, tudo uma delícia!!!


Outra coisa que nos chamou muito a atenção foi o número de gente usando o traje típico. Achei muito legal, quase todo mundo vai vestido a caráter! De modo geral, acho que quem não estava usando o traje era turista, pois os alemães mesmo, que vão sempre, todos vão usando suas roupinhas de Fritz e Frida! Tem de vários tipos, vestidos curtos e compridos, de muitas cores, mas sempre cheios de babadinhos e com o avental por cima da saia. Os homens também variam bastante o comprimento das bermudas, tinha uns usando shortinho e outros a bermuda mais comprida, uns com as meias até o joelho, outros não. Acho que isso dá um ar especial a festa e a cidade, afinal é um resgate das tradições!

Voltando agora a questão dos pavilhões... Na hora em que chegamos, os famosos pavilhões onde é vendida a cerveja já estavam todos lotados! Na frente de alguns tinha filas quilométricas e conversando com as pessoas descobrimos que iria demorar por volta de 2 horas para entrar! Decidimos que a gente não iria passar o dia inteiro na fila, fomos passear e depois decidiríamos o que fazer... Depois de comer, deu aquele vontade louca de tomar um chopp e ficamos desesperados pois realmente só dá pra comprar dentro dos pavilhões! Passeando e passeando, chegamos em um pavilhão que tinha um 'biergarden' ao redor onde era possível comprar cerveja. Naquele momento em que passávamos, a segurança tinha bobeado e um carinha um tanto quando bêbado levantou a cordinha e começou a gritar: "Pode entrar, por aqui!" Não perdemos tempo e corremos pra dentro! 10 segundos depois já estava o segurança lá de volta não deixando ninguem mais entrar. Ufa, que sorte a nossa!!!

Depois tínhamos que achar um lugar para sentar, pois em pé não dá pra comprar bebida também. Isso mesmo, as pessoas acham um lugar, sentam e os garçons vem trazer bebida na sua mesa, nada de ficar horas na fila pra comprar o ticket, depois fila pra pegar a bebida. Nesse ponto é bem mais tranquilo e confortável, vc só senta e bebe! Enfim conseguimos um lugar e lá ficamos por algums horas bebendo e conversando com 2 carinhas alemães muito simpáticos, estava muito divertido!!! O choppinho lá é bem básico, um super canecão de 1 litro!!! Eu tinha que segurar com as duas mãos de tão pesado que era, hahaha!!!


Mas ainda não estávamos dentro do pavilhão, que é onde rola música, dança e mais animação ainda. Tentamos várias vezes e o segurança só sabia dizer: "Ticket, ticket, sem ticket não entra!" Aí veio aquela indignação: Caramba, viemos lá do Brasil pra curtir a Oktoberfest e não vamos sequer ver uma banda e dançar um pouquinho? Isso não é justo!!! Como a gente é brasileiro e não desiste nunca, começamos a bolar um plano para entrar no bendito pavilhão... Percebemos que quando aglomerava muita gente na frente da porta, o segurança dava alguns passos para frente (ele ficava nom corredor com cercas de madeira dos lados) pra empurrar a galera, deixando a porta livre por alguns segundos. Tudo o que precisávamos fazer era esperar o momento certo, pular a cerquinha e correr pro abraço! Conseguimos sentar bem perto da tal cerquinha e ficamos esperando a hora. Já tínhamos combinado um lugar para nos encontrar lá dentro e decidimos não entrar juntos, pra dar menos bandeira. De repente ele foi empurrar a galera e o Leni disse: Agora Mi! e eu fui! Pulei delicadamente a cerca e corri pra dentro, já me misturando na multidão, pois se o segurança tivesse me visto, não me acharia mais lá dentro! Uns 5 minutos depois veio o Leni e aí foi só alegria!!!

Descobrimos que dentro dos pavilhões tem muitas mesas com bancos de madeira ao redor, mas ninguem dança no chão. Onde as pessoas dançam então? Em cima dos bancos!!! É uma animação só, todo mundo em cima dos bancos pulando, dançando, cantando, brindando e bebendo! Subimos em um banco também e começamos a festejar com um pessoal perto de nós (alemães também), animadíssimo!!! Foram algumas horas de Ein prosit, ein prosit, brindes e virada de canecos! Conversando com esse pessoal, descobrimos que eles não tinham o tal ticket e chegaram lá as 9 da manhã pra conseguir lugar dentro do pavilhão! Sim, eles estavam desde as 9 da manhã la dentro bebendo!!! Esse povo não é fraco!!!!

As 11 da noite a banda parou de tocar e todo mundo tinha que ir embora (esse é o horário oficial de encerramento da festa). Que pena! Estava tão divertido!!! Fomos embora bem alegrinhos levando de lembrança nossos super copos de 1 litro. Esses vão ficar como peça de decoração e motivo de orgulho na nossa casa para nunca esquecermos esse dia divertidíssimo que passamos na Oktoberfest. A festa é linda e animadíssima, vale muito a pena conferir!!! Se queremos ir de novo? Se dependesse só da vontade nem estaríamos de volta aqui em Dublin hoje, ficaríamos lá até o dia 04 de outubro festando todos os dias!!!



PS: Claro que hoje de manhã acordei com aquela sensação horrível, me perguntando porque eu ainda bebo se eu sei que vou passar mal!!! Mas depois de uma conversa de perto com a privada me senti melhor, e não me arrependo de um gole sequer que bebi na noite anterior!
























2 comments:

  1. Oi, Milchele!
    Adorei seu relato...estou querendo ir com meu futuro marido passar a lua de mel na Alemanha e como adoramos cerveja, planejamos a data do casamento para coincidir com a Oktoberfest. Você ficou hospedada em Munique? Estou começando a ver os detalhes da viagem e estou assustada com os preços. Se locomover por lá é difícil? O que puder me dar de detalhes eu agradeço! Flavia (flavia_granero@yahoo.com.br)

    ReplyDelete
  2. Muito legal o passeio de vocês!
    Estou indo a Munique na próxima sexta e foi bem útil. Gostaria de saber +- quanto vcs pagaram pelo ticket de trem de Memmingen a Munique (e se possível o site deles).
    Obrigado desde já!
    Leonardo
    leo_ss14@hotmail.com

    ReplyDelete