Wednesday, August 19, 2009

Guinness!

No dia 09 de agosto visitamos a fábrica da Guinness aqui em Dublin. É um passeio que custa 11 euros, sendo que no final cada um tem direito a uma pint de Guinness. A fábrica é enooorme e a parte que pode ser visitada é um prédio bem antigo, todo re-estruturado para receber os visitantes. Por dentro, este prédio tem o formato de uma pint gigante, com paredes de vidro e projeções nas paredes imitando a 'espuma' da cerveja. Vou colocar uma fotinho para explicar melhor como é o prédio.



Depois de comprar o ticket (aliás, uma brasileira nos atendeu no caixa, mundinho pequeno...) começamos o passeio, que é 'auto-guiado' como eles dizem. Cada um ganha um mapa e vai caminhando pelo prédio na velocidade que quiser, o que eu acho bom, pois tem pessoas que tem mais interesse em ver certas coisas que outras.

Logo no início, tem uma caixa gigante cheia de cevada, eu nunca tinha visto cevada antes, nem imaginava como era, então aproveitei pra pegar na mão e tirar uma fotinho, hehehe...

Toda a história da Guinness é contada através de textos e objetos utilizados nos primeiros anos de fabricação da cerveja, é muito interessante. Além disso, todo o processo de fabricação atual é explicado, inclusive onde é cultivada a cevada, malte, e até de onde vem a água (que é essencial no processo e precisa ser de boa qualidade).

Depois tem um andar dedicado ao marketing da Guinness. Tem cartazes com as propagandas antigas, todos os modelos de garrafa que já foram utilizados nesses 250 anos. Outra coisa que achei muito interessante foi poder assisir aos comerciais de TV de todos os tempos. Tem umas 'televisões' onde vc clica na tela a década desejada e pode escolher os comerciais e assistir. Alguns são muito engraçados! Descobrimos inclusive que no passado a Guinness era recomendada como um "fortificante" e também para curar alguns outros problemas de saúde. Estranho né? Esse cartaz é de uma antiga propaganda e mostra como a cerveja era descrita como algo que daria mais força às pessoas. E muitas da propagandas mais antigas descreviam a bebida nesse sentido.




São 7 andares de história da Guinness, que é contada junto com a história de Dublin e do mundo inteiro. Tem um painel enorme com datas e algum acontecimento importante daquele ano + um acontecimento na história da Guinness.


E no sétimo andar, no final do tour vem a melhor parte, hehehe... Tomamos nossa Guinness do Gravity Bar, uma área com paredes de vidro onde é possível ver toda a cidade de Dublin! A vista é linda! E a cerveja... bom, já dei minha opinião sobre a Guinness aqui antes... Não é ruim, mas eu prefiro cerveja clara mesmo... O Leni já tá gostando de Guinness agora, ele diz que é questão de costume... Várias vezes que saímos ele anda bebendo Guinness, mas eu geralmente bebo cerveja "comum" mesmo.

Considero que esta visita vale muito a pena, seja pela história, curiosidades ou pela vista e pela pint de Guinness no final!



No comments:

Post a Comment