Saturday, August 8, 2009

Belfast - Irlanda do Norte

No último findi fizemos nossa primeira viagem pela Europa! Fomos para Belfast, capital da Irlanda do Norte, aqui do ladinho da 'nossa' Irlanda. Aproveitamos que dia 03 foi feriado aqui na Irlanda e viajamos no domingo de manhã e voltamos segunda a noite.

Belfast é bem pequena, mas tem algumas coisas bem interessantes para conhecer. A cidade é bem antiga (assim como Dublin) mas tem uns prédios e construções diferentes daqui, dá pra ver que a arquitetura em geral não é a mesma. Um exemplo é esse prédio lindão aí:


A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido (UK), então lá o dinheiro não é Euro, mas Pounds (libras). Belfast tem algumas das mesmas atrações de Londres, mas em tamanho bem reduzido.
Tem uma roda gigante, imitando a London Eye (mas fomos e acho que vale a pena pela vista da cidade), um Big Ben menorzinho (que na verdade é uma mistura de Big Ben e Torre de Pisa, pois é inclinado para o lado, hehe!)


Na roda gigante, lembrando os tempos de criança!

Menor que a de Londres, mas é alta!!!

Big Ben tortinho de Belfast


Um dos pontos principais no centro é o prédio da prefeitura, uma construção enoooorme e super bonita! Pena que não cabe na foto!

Esta última tiramos na roda gigante.


Aproveitamos para tirar umas fotos legais em um shopping center que tem uma cúpula de vidro, muito legal!


O que mais nos chamou a atenção na cidade foi um muro que foi construído na década de 70, separando duas ruas. Porque essas ruas foram "isoladas" uma da outra? Por que em uma delas moram apenas católicos e na outra moram os protestantes. Na época de maior conflito entre religiões, foi construído este muro para manter as pessoas protegidas dos vizinhos da rua ao lado. E o muro continua lá, quem quiser ir de uma rua para a outra precisa dar uma volta que leva cerca de 30 minutos a pé. Inacreditável, não é?

Este é o muro.

Parece uma rua normal, mas, de repente, acaba!



Mas a melhor parte da viagem foi o passeio de segunda-feira. Aproveitando que estávamos na Irlanda do Norte, fomos conhecer o Giant Causeway, considerado a oitava maravilha do mundo (segundo o guia do passeio). É uma estrutura de colunas basálticas na costa, que foi resultado de um erupção vulcânica. Existe uma lenda irlandesa descrevendo que há muuuuitos anos atrás um gigante vivia na Irlanda do Norte e construiu uma ponte com estas pedras até a Escócia (uma vez que na costa da Escócia também existem estas formações rochosas).
A maioria das colunas tem formato hexagonal, mas algumas pedras tem cinco, sete ou até oito lados. As de formato hexagonal são muito interessantes, parece que foram desenhadas, é difícil imaginar que ficaram assim naturalmente!
O cenário é incrível, de tirar o fôlego mesmo, eu incluiria essa visita em uma lista de "coisas que todos deveriam fazer uma vez na vida". É meio difícil descrever e as fotos não transmitem a grandiosidade do lugar, mas dá pra ter uma idéa de como é:




Ah, no caminho, o ônibus do passeio parou em alguns pontos turísiticos do país, como esse castelo, construído em 1177 - velhinho né? Pena que tava chovendinho quando paramos lá...


E também paramos na Old Bushmills, a destilaria mais antiga do mundo, que funciona desde 1608!


Depois paramos nas ruínas de um castelo suuuuper antigo, esse local parece cenário de filme, incrível!!!



Foi uma viagem muito interessante, cheia de história e descobertas... Esperamos que tenha sido a primeira de muitas!!!

1 comment:

  1. Nossa Pessoal... que interessante... estava fazendo umas pesquisas de viagens e encontrei este blog... que doido... comecei a ler e quando vi a foto... vocês... kkkk... que legal! Sou eu, Elaine, da sala do Lenilson, na TLH. Também tenho um blog com essa mesma proposta (invevitável, é claro! rsss), passem lá: omundoenosso.wordpress.com
    Beijo grande e vamos que vamos!!!

    ReplyDelete