Saturday, May 30, 2009

Quase uma semana!

Olá amigos!
Hoje é sabado e resolvi relatar um pouco desses primeiros dias aqui em Dublin.
Estamos com sorte em relação ao tempo, só choveu um dia em que estávamos aqui e foi uma chuvinha super rápida, nem 5 minutos... Quinta e sexta fez sol. Hoje o dia também está lindo, um sol maravilhoso lá fora! Inclusive o sol está bem quentinho, dá pra ficar só de camiseta! (mas isso no sol, na sombra tem o tal ventinho e eu já tenho que colocar um casaco...)
Ah, uma coisa super interessante que esqueci de comentar nos outros dias: estamos na primavera, e os dias são bem longos nesta estação! Teve um dia que acordei as 6:30 da manhã e já estava beeeem claro lá fora. A noite não chega antes das 22 horas! Isso mesmo, as 10 da noite é que a luz do dia começa a desaparecer!!! Anoitece mesmo só lá pelas 10:20 ou 10:30. Estou adorando!!!
Ontem ainda comentamos: imagine sair de casa pra ir para um barzinho ou pra balada com uns amigos - vc geralmente sai de casa la pelas 10 da noite né? Mas 10 da noite ainda é dia! Imaginem que estranho sair pra balada a luz do dia!!!
Mas a partir do dia 21 de junho, quando começa o verão, os dias começam a ficar mais curtos...
Essa semana já encaminhamos vários documentos que precisam ser feitos, agora temos que esperar um extrato do banco pra poder fazer nosso visto. Também estamos esperando chegar nossso PPS, que é tipo um CPF do Brasil, sem ele não podemos trabalhar!
Durante o nosso tempo livre essa semana, aproveitamos para passear um pouco pelo centro da cidade, tiramos umas fotos aproveitando a luz do sol, foi muito legal.
Descobrimos que aqui as pessoas adoram ir ao parque e sentar na grama sob o sol. Na hora do almoço, vimos muita gente chegando com seu pacotinho (geralmente com 1 sanduíche + suco/água/refri) no parque. Aí eles colocam seu casaco no chão (ou não) e sentam ali na grama, comem seus sanduíche conversando com os amigos, alguns tiram os sapatos e as meias, alguns deitam no chão e puxam as calças para cima, pegando um sol nas canelas, é até engraçado para nós!
E não são apenas estudantes ou pessoas mais jovens que fazem isso. Muitos homens de terno e gravata, mulheres de saia e meia fina, todos vem almoçar no parque e sentar na grama! Imaginem no Brasil, acho que eu nunca vi alguem de terno sentado no chão na hora do almoço! Pelo que percebemos, as pessoas aqui encaram a vida de um jeito diferente de nós brasileiros. O importante para eles é o conforto, é fazer o que vc está com vontade de fazer, não importa quem está te olhando! Portanto, vc pode ser um alto executivo que na hora do almoço senta na grama do parque, tira os sapatos e come uma banana enquanto conversa com os colegas de trabalho, isso não faz de vc uma pessoa melhor nem pior que ninguem!
No parque também vimos várias famílias, muitas crianças alimentando os pombos e os patos, elas se divertem muito nesse espaço!
Agora já estmos achando o centro de Dublin pequeno, já conhecemos as ruas principais e até andamos sem mapa um dia desses... Quase todos os prédios são antigos, esse lugar tem muita história mesmo!!!
O centro é sempre muito cheio de gente andando para todos os lados, perto das 5 da tarde então vira um formigueiro, todo mundo saindo do trabalho.
Aqui se vê gente de todo tipo, de todas as idades, nacionalidades e estilos! A cidade é uma mistura muito bonita e agradável!
Segue umas fotinhos:


Centro de Dublin. Este monumento que parece uma agulha é chamado The Spire.




Dia de sol = Parque lotado


Trinity College - onde fomos fazer a carteirinha de estudante


Segundo dia

Hoje recebemos o resultado das nossas provas na escola. O Leni passou para o Intermmediate e eu para o Upper Intermmediate. Mas eles só tem turma de Upper Intermmediate a noite, então terei que trocar de horário. Decidimos que o Leni vai trocar de horário também, para irmos sempre juntos para a aula e porque eu não quero ficar andando sozinha a noite...
Como tem turma de Intermmediate a tarde, o Leni já começou as aulas hoje e eu vou ficar de folga essa semana... Vou aproveitar esse tempo para procurar uma casa pra gente morar. Tem várias vagas sendo anunciadas, mas estamos procurando um lugar que seja legal e também não muito caro... Além disso, tem muitas vagas de quarto duplo onde as pessoas não aceitam casal, então temos que procurar bastante e analisar todas as opções.
Hoje já pareceu mais fácil andar pelo centro, logo estaremos nos sentindo em casa, hehehe!!!

Primeiro dia


Segunda-feira (25/05), dia de ir pra escola! A Caroline nos deu um mapa do centro de Dublin, nos ensinou a pegar o ônibus, onde descer e como chegar na escola.
Achei legal andar no ônibus de dois andares, claro que fomos no segundo pra ver melhor a cidade, muito show! (fotinho dentro do busão)
Olhando o mapa, parecia fácil, mas quando vc chega no centro da cidade pela primeira vez na sua vida, tudo fica meio confuso! Chegando no centro ainda estava cedo, demos umas voltinhas, comemos um sanduba e fomos em direção à escola. Atenção total no mapa e nos nomes das ruas pra não se perder, hehe!!
Na escola fomos encaminhados para uma salinha onde tinha mais 3 novos alunos. Adivinha de onde eles eram??? Todos brasileiros! Já descobrimos que tem bastante brasileiro na nossa escola, tomara que isso não prejudique a qualidade das aulas (digo, espero que as pessoas não fiquem falando português a aula toda!)
Depois de algumas explicações gerais sobre os primeiros passos, fizemos a prova de nivelamento e depois estávamos dispensados. Aproveitamos pra usar os computadores da escola e mandar uns e-mailzinhos...
Na hora de ir embora, sabíamos qual ônibus pegar, mas onde descer??? Segundo a Caroline, precisávamos pedir para descer um ponto depois do hospital. Dentro do ônibus, pedi informação para uma mulher atrás da gente e ela explicou que desceria um ponto antes. Antes de descer ela falou com a gente, explicou onde era o nosso ponto.
Conclusão do primeiro dia: As pessoas são super educadas e muito prestativas, sempre tentam ajudar.
Tempo: hoje não estava frio, mas venta muito na rua, portanto tem que usar um casaco, ou melhor, uma jaqueta que proteja do vento. Dentro dos lugares é quentinho, pois não tem vento, que óbvio...

Friday, May 29, 2009

A Viagem


A viagem foi super longa e cansativa... Também, quem manda ser pobre e comprar o voo mais barato que tinha né!!! Já sabíamos que a espera em Madrid seria de quase 10 horas, mas mesmo assim resolvemos pegar esse voo, porque assim economizamos quase R$1000!
Então tá, saímos de São Paulo as 15:50 de sábado e chegamos em Madrid as 6:30 da manhã de domingo (diferença de 5 horas, ok?). O aeroporto de Madrid é simplesmente GIGANTE... Saímos do avião, passamos na alfândega (só perguntaram para onde íamos depois e nos despacharam, bem tranquilo) e fomos procurar nosso portão pra esperar lá por perto... Vimos uma plaquinha com H e seguimos. Descemos escadas, subimos escadas, andamos corredores, até chegarmos em uma porta onde dizia: "Espere o trem aqui". Trem??? Que trem??? O aeroporto é tão grande que pegamos um trem subterrâneo até o local do nosso embarque... Pra mim foi surpresa total... (Na foto estamos dentro do tal trem, as caras não estão muito boas devido ao cansaço, mas tá valendo...)
Depois do trem, andamos mais um pouco, subimos umas escadas (todas rolantes, of course!) e chegamos ao portão H lá pelas 7 e pouco da manhã... Sendo que nosso voo pra Dublin era as 16! Agora senta e espera... e espera... e tira um cochilo sentada... e espera... e dá uma voltinha... e espera... e tira um cochilo deitada (nas cadeiras do aeroporto mesmo, e daí, tinha vaaaarias pessoas dormindo também)... e come um sanduiche... e espera mais um pouco... e conhece outros brasileiros que estão esperando o mesmo voo... e enfim embarca para Dublin!
Chegamos em Dublin as 17:30 de domingo, um dia lindo de sol e calorzinho gostoso!!!
Saindo do aeroporto pegamos um taxi que nos trouxe até a casa da nossa host family bem rapidinho... Alias, não é exatamente uma "family", aqui só mora a Caroline, uma mulher de seus 30 e poucos anos, chef de cozinha, super simpática! Tomamos banho, jantamos e CAMA!!! Viajar é bom, mas cansa demais, hehehe!!!

Thursday, May 28, 2009

A despedida

A despedida, é claro, foi bem triste... Eu (Michele) já choro por qualquer coisa, imagina ter que me despedir das pessoas que mais gosto sabendo que vou passar 1 ano longe delas! Mas ao mesmo tempo foi bom para nos lembrar quantas pessoas legais gostam da gente e torcem por nós. Minhas amigas loiras me deram de presente uma pulseira com nossas iniciais (A-Andresa, C-Cintia, F-Franciane, M-Michele), LINDA!!! Chorei que me acabei, é lógico... mas amei demais o presente meninas, vou usar sempre!
Com as famílias não foi diferente. Ainda mais lá em casa, pois minha irmã veio nos visitar e fomos embora no mesmo dia... tadinhos dos meus pais e da minha vó...
Mas tenham a certeza de que levamos todos no coração sempre e que sentiremos falta de todos!!!
Beijos e abraços pra aqueles de quem não conseguimos nos despedir pessoalmente!