Sunday, January 10, 2010

Inverno em Dublin!

Quando chegamos em Dublin, estávamos no auge do verao: o dia comecava as 5 da manha e só anoitecia por volta das 10:30 da noite, mais dias de sol e menos dias de chuva, temperaturas que chegavam perto dos 20 graus nos melhores dias (calorao né? hehehe...)

Enfim, agora estamos no auge do inverno e resolvi contar pra vcs como sao os dias agora. Quando saio de casa, por volta das 8 da manha ainda está bem escuro (na verdade isso depende um pouco do tempo, em dias bonitos já está clareando, mas em dias chuvosos ainda é bem noite!). Saio do meu trabalho por volta de 4:15 da tarde e vou direto pegar o onibus. Nesse horario, tambem depende do tempo. Em dias chuvosos, as 4:15 já está bem escurinho e por volta das 4:30 ja é completamente noite! Em dias de sol, a noite chega por volta de 4:45. De qualquer forma, os dias estao beeeem mais curtos do que eram no verao. Mas agora ja vai melhorando aos pouquinhos, pois a partir do dia 21 de dezembro os dias pararam de 'encurtar' e vao aos pouquinhos ficando cada vez mais longos novamente...

Quanto as temperaturas... Bem, no verao pra mim ja parecia aqueles dias amenos do inverno no Brasil, pois na rua eu sempre tinha que usar um casaquinho por causa do vento frio que sopra aqui. Raramente consegui usar camiseta curta pra andar por aí durante o dia inteiro, casaquinho sempre na bolsa. Agora, manga curta é coisa que nem existe mais, hehehe! As temperaturas andam bem frias, geralmente por volta de 0 nos dias mais frios e nao passando dos 10 nos dias mais animadinhos... Mas o mais interessante daqui é que a hora mais quente do dia nao é necessariamente perto do meio dia, como costuma ser no inverno do Brasil (pelo menos no sul, naqueles dias bem frios de inverno em que tem sol, a temperatura vai subindo durante o dia e ao final da tarde, quando o sol vai embora, comeca a cair de novo, nao é?). Aqui, vc nunca sabe ao certo como vai ser o dia... Ja aconteceu de eu sair de casa de manha com um frio de cerca de 8 graus e por volta das 11:30 eu ouvir na radio que estava 4 graus. Isso em um dia de sol! O que modifica muito a temperatura aqui é o vento, provavelmente neste dia nao tinha muito vento de manha e depois ele comecou a soprar... A real é que o tempo nessa terra é totalmente imprevisível!!! Tem dias que de manha saio de casa e esta chovendo e ventando, parece que vai ser aquele dia horrivel, depois de 30 minutos ja parou de chover, veio o sol e tem um baita arco-íris no céu. Aliás, arco-irís aqui é muuuuuito comum!!!

Aproveitando que estamos falando do tempo, vou contar tambem sobre a neve em Dublin... Nevou bastante aqui na noite de Ano Novo, mas nao estávamos por aqui, só vimos que ainda tinha neve acumulada quando chegamos no dia 02 de janeiro. Lamentei que nao estávamos aqui, mas sabia que o inverno estava só comecando e ia acontecer de novo... E nem demorou muito! No dia 04 voltamos a trabalhar e o frio estava intenso. Saindo de casa de manha víamos tudo congelado, como a geada que acontece no sul, mas muito mais forte! Como aqui chove muito no inverno, tudo está meio molhado e essa água toda vira gelo a noite. Temos até que tomar cuidado nas calcadas, pois com o gelo fica tudo muito liso, super perigoso de levar um tombo feio!

No dia 06, quarta-feira, fui trabalhar naquele friozao, como nos outros dias. Quando cheguei onde eu trabalho me assustei com o tanto de gelo que tinha nas calcadas e na frente das casas. Aí a Jenny (mae das criancas) me falou que tinha nevado bastante la durante a noite, por isso tanto gelo acumulado. Fiquei la cuidando das criancas e torcendo pra que desse mais uma 'nevadinha' pra eu ver como era, hehe... E la pelas 10:30 da manha comecou a neve!!! E foi nevando, nevando, nevando... Fui correndo na rua tirar umas fotinhos, pegar a neve na mao pra ver como era e tals. Mas nao pude levar as criancas pra rua pra brincar na neve pois elas estavam muito gripadinhas. Depois a tarde nevou mais um montao e nós só olhando pra fora... Eu e as criancas encantados com a beleza dos floquinhos brancos caindo (eu muito mais que eles, claro!)

Na hora de eu vir embora é que descobri que os onibus nao estavam mais funcionando, pois tinha muita neve na pista e estava muito perigoso. Tive que pegar o DART (um tipo de trem que tem aqui) pra vir pra casa, apesar da estacao ser bem mais longe daqui de casa do que o ponto do onibus. Mas tudo bem, pelo menos eu consegui chegar em casa por volta de 6:30 da tarde, teve gente que ficou muitas horas parado no transito ou simplesmente nao teve como ir pra casa pois dependia unicamente do onibus... É, a neve é bem linda quando esta caindo, mas depois causa o maior transtorno na vida das pessoas...

No sabado, dia 09 acordamos la pelas 10 da manha, maior frio, quando olhamos da janela... Tudo branquinho!!! Tinha nevado muuuuuito durante a noite e a neve estava 'fresquinha', entao nos agasalhamos e saímos pra ver de perto e tirar fotinhas. Estava um dia otimo, com sol e temperatura bem agradável (entre 0 e 1 grau o dia todo - acreditem, isso é temperatura boa, na sexta fez -8 por aqui...) Já na frente do nosso prédio, paramos para brincar com a neve, pois tinha muita e era aquela neve bem fofinha e leve, ideal pra fazer bonecos e bolinhas! Curtimos muito o dia, tentamos fazer bonecos de neve, jogamos bolas de neve um no outro, sentamos, deitamos na neve, muitas e muitas fotinhos, é muito divertido!!! Muitas criancas na rua brincando, muita gente com camera tirando fotos, pois tanta neve assim até pro pessoal daqui é incomum!

O canal que tem aqui do ladinho de casa estava bem congelado e ainda com neve por cima do gelo, nem parecia que tinha um canal ali. Vimos pelas marcas de pés que várias pessoas tinham atravessado o canal caminhado, o que nao é recomendado, pois nao se sabe se o gelo é resistente! Depois lemos que, principalmente a noite, os bebados voltando da balada estavam atravessando, fazendo apostas, etc... Eu que nao iria me arriscar a cair naquela água gelaaaaada, mas tem louco pra tudo!

Enfim, foi um dia muito divertido, pena que agora a neve vai descongelar e vai ficar tudo uma meleca, muita água nas ruas e calcadas...

8 comments:

  1. Olá Michele,tudo bem?
    Estou querendo ir para Dublin estudar e tentar arrumar emprego, será que é difícil trabalhar lá?
    Em relação às roupas, o que devo levar e deixar para comprar em Dublin? Devo ir em julho e voltar no início de janeiro.
    Obrigada!

    ReplyDelete
  2. estou chegando ai dia 10 de abrilll

    ReplyDelete
  3. Oi Michele, como vai?
    estou indo para Dublin fazer intercambio com mais dois amigos, a principio ficaremos 6 meses, mas não consigo encontrar algum lugar que me fale sobre a moradia..
    gostei muito do seu blog, pois me tirou algumas duvidas, como roupas, tempo, emfim.
    se não fosse muito ruim, gostaria de saber se vc pode entrar em contato via e-mail ou msn, para tirar algumas duvidas sobre onde procurar lugares pra ficar e valores..
    Muito obrigada pela atenção.

    taysgisele@hotmail.com

    Tays

    ReplyDelete
  4. Poxa... não sei se o objetivo do blog é esse... Mas lendo esses posts dá uma vontade absurda de largar tudo e fugir do maldito calor do Brasil... huahuahua

    ReplyDelete
  5. Gostaria tanto de saber como foi o final da sua historia ai em Dublin, que pena que parou de escrever.
    Gostei muito do seu jeito de escrever, o meu filho tbm está em Dublin.
    Tudo de bom pra vcs, onde que que vcs estejam!!!

    ReplyDelete
  6. Olá casal,

    Muito bacana o blog, eu e minha esposa estamos chegando em dublin em outubro...
    podemos manter contato por email?
    Somos de Joinville-SC

    ReplyDelete
  7. djhudsonpassos@gmail.com meu email...

    ReplyDelete
  8. Olá casal!! adorei o blog gostaria de saber o final da história de vc's em Dublim!
    Sou professora de português e inglês, vou com uma amiga pra Dublim em junho de 2012 aperfeiçoar o inglês! Se não for abusar muito, gostaria de saber como faço pra arrumar lugar pra ficar, e como vc's conhecem bem o local, se teria como me dar umas dicas pra onde ir!
    Espero que volte a escrever no blog!
    regianedealmeida2010@hotmail.com

    ReplyDelete